Fone: (11) 3101-3666 - Fax (11) 3242-3518
Pesquisar
Pesquisar

Notícia


Centrais Sindicais Preparam Pauta para 2014

Centrais sindicais preparam pauta para 2014 

O movimento sindical se prepara renovar a luta pelo avanço da pauta trabalhista no Congresso. Pretendem levar ao Legislativo a agenda trabalhista e pressionar o governo e os parlamentares neste ano de eleição. As centrais sindicais marcaram um ato conjunto para abril com o objetivo de explicitar suas reivindicações. Os representantes dos trabalhadores também pretendem se reunir com a presidente Dilma Rousseff para cobrar avanços às demandas.

Entre as propostas a serem defendidas está a da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais (PEC 231/95). A matéria é alvo de uma queda de braço entre patrões e empregados. O texto está pronto para ser votado na Câmara, mas as discordâncias entre os dois lados ainda não permitiram a votação.

O fim do fator previdenciário (PL 3.299/08) também é um pleito sindical. O governo rejeita a simples extinção do mecanismo, que funciona como um redutor das aposentadorias do INSS e visa estimular maior tempo na ativa. Estão em estudo algumas fórmulas de flexibilização do fator, mas sem posição fechada.

Outros temas que constam da pauta de avanços são o combate à demissão imotivada e salário igual para trabalho igual entre homens e mulheres.


Terceirização

Os sindicalistas também desejam impedir o avanço de algumas propostas. É o caso do projeto que regulamenta a terceirização de serviços (PL 4.330/04), igualmente objeto de disputa entre empresários e trabalhadores.

 

Oficialmente, o governo não chegou a tomar parte nessa discussão.

Contrato de curta duração

O contrato de trabalho de curta duração que o governo pretende enviar ao Congresso sob a forma de medida provisória é outra proposta rejeitada pelas centrais. Essa nova modalidade de contratação de mão de obra foi gestada com a finalidade de atender a demandas decorrentes da realização da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016.

 

Os sindicatos alegam que a proposta precariza as relações laborais e os direitos dos trabalhadores.



FECOESP - Federação dos Empregados em Edifícios e Condomínios do Estado de São Paulo.
E-mail: contato@fecoesp.com.br
Rua Santo Amaro, 232 sobreloja B - Centro - Fone: (11) 3101-3666 - Fax (11) 3242-3518
Desenvolvido por Agência Lorem

Sua mensagem foi enviada com sucesso.


Em breve entraremos em contato com você.

Ocorreu um erro ao enviar sua mensagem.


Preencha os campos corretamente.

Os campos * são obrigatórios.


Preencha os campos corretamente.