Fone: (11) 3101-3666 - Fax (11) 3242-3518
Pesquisar
Pesquisar

Notícia


Lei garante estabilidade para gestantes que cumprem aviso prévio
Lei garante estabilidade para gestantes que cumprem aviso prévio

Agora é lei: a trabalhadora que descobrir a gravidez durante o aviso prévio terá direito a estabilidade provisória no emprego até concluir a licença-maternidade. O benefício está assegurado na Lei 12.812/2013, publicada na edição desta sexta-feira, dia 17 de maio do Diário Oficial da União.

A estabilidade provisória também vale para o aviso prévio indenizado – aquele em que a funcionária recebe indenização equivalente a um salário sem a necessidade de cumprir o período de trabalho estipulado por lei.

Pela Constituição, nenhuma funcionária pode ser demitida, sem justa causa, desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto. Mas havia divergência em relação à gravidez descoberta durante o aviso prévio. Muitos desses casos iam parar na Justiça e, algumas vezes, acabavam com ganho de causa para o empregador.

Recentemente, porém, o Tribunal Superior do Trabalho firmou entendimento de que a estabilidade também deveria ser assegurada nesses casos como espécie de proteção constitucional da criança. A nova lei, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), confirma esse direito, eliminando eventuais contestações na Justiça.



FECOESP - Federação dos Empregados em Edifícios e Condomínios do Estado de São Paulo.
E-mail: contato@fecoesp.com.br
Rua Santo Amaro, 232 sobreloja B - Centro - Fone: (11) 3101-3666 - Fax (11) 3242-3518
Desenvolvido por Agência Lorem

Sua mensagem foi enviada com sucesso.


Em breve entraremos em contato com você.

Ocorreu um erro ao enviar sua mensagem.


Preencha os campos corretamente.

Os campos * são obrigatórios.


Preencha os campos corretamente.